é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô). Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o Aikido propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao stress, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente.

      Os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, aplicando sempre o princípio da não-resistência, da abstenção da força bruta. Conseqüentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

 

 

 

 

Palavras do fundador

- "No Aikido não há um final. O caminho é ilimitado, é uma fonte inesgotável".

- "Eu não posso perder independente da rapidez com que o adversário me ataca. Não é porque minhas técnicas sejam mais rápidas do que as do adversário, não é um problema de velocidade ou lentidão. O resultado de um combate é decidido antes de começar. Aquele que me ataca tenta destruir a harmonia do Universo, portanto já perde antes de começar”.

- “AIKI é uma palavra que existe desde há muito tempo. Porém o Ai de Aiki é um homônimo de amor”.

“A filosofia particular que eu segui e conquistei e da qual eu estou impregnado, eu a denominei Aikido. Porém, o que as pessoas que praticam artes marciais denominam Aiki é fundamentalmente diferente do que eu chamei Aiki”.

“Aiki não é uma arte de combate contra um inimigo sendo tampouco uma técnica de destruição do adversário, mas sim o caminho da harmonização do mundo que faz de toda a humanidade como pertencente a uma mesma família”.

“O Aikido é a Arte Marcial da verdade, é um ato de amor, é o caminho para a salvaguarda de todos os seres vivos, é o compasso que faz viver todas as coisas. É a manifestação do TAKEMUSSU que dá nascimento às técnicas marciais. A arte marcial que nasce do TAKEMUSSU está de acordo com a lei de aparecimento e desenvolvimento de toda a CRIAÇÃO. É a lei que protege o crescimento de todas as coisas e pode-se dizer que o AIKI é a arte marcial da verdade e isto é porque ele está debaixo da ordem do Universo. O Universo é visto a partir da UNIDADE. O Universo inteiro se harmoniza como uma só família e se apresenta como a perfeição e a paz. O Aikido que tem estas raízes como concepção não pode ser outro que não a arte marcial do amor e não pode ser uma arte marcial da violência”.

“O Aikido é MASSAKATSU AGATSU KATSU HAYAHI. Massakatsu é vencer com a verdade. Agatsu é cumprir completamente a missão que o Céu nos deu. Katsu Hayahi é o ardor que nos permite vencer o tempo”.“Eu posso dar minhas costas ao adversário. Quando ele me ataca ele se choca com sua própria vontade de me atacar. Eu sou UM com o Universo. Eu não sou nada. Quando eu estou ali, o adversário é aspirado. No Aikido de Ueshiba não há tempo nem espaço somente o Universo, e isto é Katsuhayahi”.

“Aquele que compreendeu o princípio essencial do Aikido, o Universo está nele, eu sou o Universo”.

“O Missogi do grande Aiki deve ser atingido e aperfeiçoado em cada um. É preciso alegremente exercitar o espírito. Vocês que tem um coração escutem, por favor, a voz de AIKI. Não é necessário corrigir os homens, mas de corrigir nossos próprios corações, isto é Aikido. Esta ordem que lhes dá o Aikido e que vocês devem dar a vocês próprios”.

 

 

Lemas do Aikido

 
Manter a disciplina
Não se enervar
Não se entristecer
Não possuir sentimento hostil
Ser compreensivo
Ser tranqüilo
Ser pacífico
Manter a ética
Fazer amizade com todos
Respeitar a Deus e as pessoas
Ser humilde
Ser justo e honesto
Conscientizar-se de que o aikido é um dos caminhos que levam a Deus
Conscientizar-se de que a prática do aikido tem por princípio o autoconhecimento
 
 

Qual a ordem das faixas no aikido?

Não existe uma ordem definida das faixas no aikidô, ficando a cargo de cada grupo determinar. O que há e é internacionalmente utilizado é uma ordem de graduação normalmente começando em 5º kyu e seguindo até o 1º kyu. Daí em diante vem os "dans", ou seja, 1º dan, 2º dan, etc. Há ainda lugares que apenas usam as faixas branca e preta.


    Faixa branca - 6º kyu(iniciante)
    Faixa amarela - 5º kyu(pelo menos  60 horas de treino em 1 ano ininterrupto de treino na graduação anterior)
    Faixa roxa - 4º kyu(pelo menos 72 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa verde - 3º kyu(pelo menos 90 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa azul - 2º kyu(pelo menos 110 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa marrom - 1º kyu(pelo menos 120 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa preta - shodan(1º dan) (pelo menos 200 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa preta - nidan(2º dan) (pelo menos 300 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa preta - sanda(3º dan) (pelo menos 450 horas de treino na graduação anterior)
    Faixa preta - yondan(4º dan) (pelo menos 600 horas d etreino na graduação anterior)
    Faixa preta - godan(5º dan) (por indicação ao Hombu Dojo de Tóquio do shihan responsável pelo grupo)
    Faixa preta - rokudan(6º dan) (por indicação ao Hombu Dojo de Tóquio do shihan responsável pelo grupo)


O tempo mínimo necessário para realizar os exames de kyu dependerá da evolução do aluno e da indicação do professor e não é menor do que 1 ano. O exame será prestado diante de uma banca examinadora do Instituto Takemussu.

 

Mukyo-Faixa Branca

MUKYO

View more