AIKIDO - O ENSINO DA UNIDADE


Autor: Sensei Wagner Bull



O objetivo do Aikido é a unidade do homem com a natureza. Seu nome traduzido significa o caminho da harmonia Universal. Não existe dualidade e tão pouco oposição, ou luta somente uma ação moniosa da mente e do espírito em concordância com o espírito do Universo. Cada uma das técnicas do Aikido é uma expressão física desta harmonia e refletem as leis da criação. O objetivo do Aikido é de ensinar o principio da Unidade do Yin e do Yang de toda a criação e de conduzir o mínio do praticante sobre se mesmo e realizar esta unidade com a natureza. As técnicas objetivam não somente o bem estar físico e mental independentemente da idade ou sexo, também constituem um sistema de defesa pessoal altamente eficaz. As técnicas são oriundas da antiga arte do sabre japonês. Se diz inclusive que o Aikido é a arte da esgrima do Samurai sem a espada.


Os movimentos são executados segundo o principio da não resistência. Se é empurrado o aikidoista se afasta, se é puxado, avança. Todas as técnicas estão baseadas nestes movimentos. Existe uma grande estabilidade nas posturas do Aikido, em repouso se assemelha a uma pirâmide, em ação, a uma esfera. Na prática as técnicas criam um desequilíbrio no adversário por movimentos circulares que provem dos quadris. A força e a direção do ataque são transformadas por movimentos circulares que criam forças centrifugas e centripedas. Não existe oposição dualística porque quando o corpo do adversário está sobre controle ocorre uma unidade entre os praticantes.

Quando o movimento é esférico e continuo o aspecto gracioso e o ritmo único no Aikido se manifestam.


As técnicas do Aikido são eficazes na defesa pessoal na maioria das circunstancias e isto mesmo, que o adiversário esteja armado, e isso devido:

1) por seus movimentos circulares e naturais, em harmonia com os adversários que dispensam as forças muscular dos braços.
2) pelo controle do adversário em seus pontos fracos
3) pela utilização do "Ki", a energia do "KOKYU RYOKU" (energia oriundada unidade da vibração Universal).


O objetivo do Aikido é realizado através da realização individual através da disciplina marcial.

A disciplina consiste primeiramente em saber utilizar a energia física corretamente nas técnicas. Com a pratica constante, a harmonia do corpo do espírito se desenvolve progressivamente e como a busca de resultados imediatos desaparece o processo se inicia.


A execução correta dos movimentos melhora a condução geral do corpo e em particular a coluna vertebral e as articulações. Em função das técnicas da respiração profunda, há estimulação da circulação energética e sangüinea bem como o desenvolvimento de músculos profundos que geralmente não são utilizados no dia a dia.

Ainda mais, a saúde a atitude mental que se desenvolvem tem o efeito muito favorável sobre todo o organismo. O treinamento do Aikido pode ser dividido em quatro etapas:

a realização corporal (tai-iku), a realização mental (ki-iku), a realização moral (toru-iku), e a realização espiritual ou sabedoria (shi-iku).

O Instituto Takemussu desde sua fundação vem fazendo grande esforço para manter os ensinamentos do Fundador Morihei Ueshiba intactos no Brasil.